Submissões

Submissões de Resumos de Comunicações Orais e Pósteres

Abertas submissões até 31 de dezembro de 2019 para a 3.ª Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia.

Os resumos aceites para as comunicações livres e posteres serão publicados num Suplemento da revista RevSALUS – Revista Cientifica Internacional da RACS.

Regulamento para a submissão de
comunicações orais e pósteres

Os autores devem submeter AS SUAS PROPOSTAS para a 3.ª REUNIÃO INTERNACIONAL DA REDE ACADÉMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA LUSOFONIA até às 23:59 (hora local em Portugal Continental) do dia 31/12/2019 

A abertura de candidaturas de 2ª fase, será ponderada em função das disponibilidades de espaços preenchidos na 1ª fase.

O autor que irá apresentar o trabalho deve estar inscrito na 3.ª rRACS 2020, pelo que, para o efeito, deverá regularizar a inscrição até ao dia 31.01.2020 e, assim, usufruir do preço de inscrição antecipada.

1. Resumos a submeter

1.1 Comunicações orais e pósteres

Os temas a submeter devem enquadrar-se no âmbito da investigação e inovação em saúde, nomeadamente nas áreas científicas e técnicas abaixo indicadas (cfr. 1.2) e ter, no máximo, 350 PALAVRAS

Os resumos deverão ter em consideração as seguintes regras:

1.1.1 Estrutura do resumo 

O Resumo deverá ser escrito em Português nas diferentes áreas da Saúde.

O título deverá ser colocado em letras maiúsculas.

O corpo do resumo propriamente dito deverá estar organizado em subtítulos a negrito:

Introdução: descrição do enquadramento teórico sobre o tema.
Objetivos: descrição dos principais objetivos do trabalho.
Material e Métodos: deverá ser feita referência à população estudada, para o caso de estudos com humanos, ou à espécie e estirpe de animal, ou ainda às células utilizadas. Os métodos deverão conter algumas informações mínimas, tais como as doses/concentrações dos fármacos testados e a metodologia empregue. Uma referência breve ao tratamento estatístico deve igualmente estar contida na secção se aplicável.
Resultados: deverão ser descritos os principais resultados obtidos, fazendo referência, quando possível e para as questões mais relevantes, aos dados numéricos encontrados, com as devidas unidades de medida, erros e significâncias.
Conclusões: conclusão do trabalho, de forma sucinta, mas suficientemente clara.
Deverão ser incluídas 3 frases (cada uma 150 carateres máximo) referentes a keypoints fundamentais do trabalho (learning objectives).
As referências bibliográficas (máximo 5) deverão ser identificadas no texto, através de um algarismo árabe entre parêntesis retos, depois descrito na parte final do resumo no seguinte formato:
1. Citação de artigo científico: [1] Dinis-Oliveira RJ, Carvalho F, Duarte JA, Remião F, Marques A, Santos A, Magalhães T. Collection of biological samples in forensic toxicology. Toxicol Mech Methods 20: 363-414, 2010.
2. Citação de livro: [1] Magalhães T. Abuso de Crianças e Jovens – Da Suspeita ao Diagnóstico. Lidel, Edições Técnicas, LDA: Lisboa, 2010.
3. Citação de capítulo de livro: [1] Magalhães T, Ribeiro C, Jardim P, Peixoto C, Dinis-Oliveira RJ, Abreu C, Pinheiro MF, Guerra CC. PARTE III. Da investigação inicial ao diagnóstico de abuso. In: Abuso de crianças e jovens – da suspeita ao diagnóstico, Magalhães T (ed). Lidel, Edições Técnicas LDA: Lisbon, 147-172, 2010.

1.2 Áreas científicas e técnicas aceites para submissão

Áreas em debate na 3.ª Reunião Internacional da Rede de Ciências Académicas das Ciências da Saúde da Lusofonia:

  • Audiologia

  • Ciências Biomédicas Laboratoriais

  • Ciências Dentárias

  • Ciências Farmacêuticas/Farmácia

  • Ciências Médicas

  • Ciências da Nutrição

  • Ciências da Visão

  • Enfermagem

  • Fisiologia Clínica

  • Fisioterapia

  • Imagem Médica e Radioterapia

  • Ortoprotesia

  • Psicologia da Saúde/Clínica

  • Podologia

  • Saúde e Ambiente

  • Saúde Oral

  • Terapêuticas Não Convencionais

  • Terapia da Fala

  • Terapia Ocupacional

2. Informações gerais (Comunicações Orais ou Pósteres)

As comunicações deverão ser originais não tendo sido apresentadas em outros contextos. Os autores devem indicar em qual das áreas científicas se integra a sua comunicação (oral ou póster). A Comissão Científica do congresso poderá sugerir a mudança de área.

2.1 Os autores das comunicações orais ou pósteres serão informados da decisão de aceitação ou rejeição da Comissão Científica, por e-mail, até 15.01.2020.

2.2 A submissão dos trabalhos deve ser realizada em língua portuguesa

2.3 O autor que irá apresentar o trabalho deve estar inscrito na  3.ª rRACS 2020, pelo que, para o efeito, deverá regularizar a inscrição até ao dia 31.01.2020.

2.4 A avaliação é da responsabilidade da Comissão Científica e dos resultados não haverá lugar a recurso.

3. Apresentação de trabalhos

3.1 Informações gerais relativas a comunicações orais ou pósteres
  • A apresentação final deverá ser enviada até dia 15.03.2020 por e-mail: racs.lusofonia@gmail.com
  • O nome do ficheiro deverá incluir o código do trabalho submetido que se encontrará disponível no site do evento.
  • O ficheiro terá, obrigatoriamente, de ser produzido no formato standard disponibilizado por e-mail aos trabalhos aprovados para participação.
  • Será entregue um certificado por cada apresentação onde constam o nome de todos os autores.
  • Cada participante inscrito pode apresentar, no máximo, 3 trabalhos.

4. Formatação de pósteres

A construção dos pósteres deverá atender a:

4.1 Os pósteres serão expostos na versão impressa, em suporte de papel ou tela.

4.2 Os trabalhos deverão respeitar a formatação e template enviados aquando da aceitação de apresentação do trabalho à 3.ª rRACS 2020, a saber:

• Orientação da impressão: vertical;

• Dimensão: 80×100 cm

• O poster será afixado por um dos autores às 8h do dia 26 de março de 2020.

• O fundo do póster deverá, obrigatoriamente, ser branco, permitindo a boa visualização do seu conteúdo.

• O modelo será disponibilizado após a comunicação da aceitação, neste menu.

4.3 No dia da exposição, o autor responsável pela apresentação do póster deve estar junto a este, de acordo com horário que será posteriormente facultado.

4.4 A apresentação oral dos pósteres é limitada ao máximo de 5 minutos (apresentação: 2 minutos e discussão: 3 minutos).

5. Formatação das comunicações livres

A comunicação oral deverá atender a:

5.1 O tempo da apresentação da comunicação oral deverá ser, no máximo, de 10 minutos.

5.2 As comunicações orais deverão utilizar o modelo standard enviado por e-mail e disponível neste sub-menú do site aquando da aceitação de apresentação do trabalho na 3.ª rRACS 2020.

5.3 A apresentação deverá ser elaborada e enviada em formato PPT (programa Microsoft Powerpoint®) ou em formato fechado PDF (programa Adobe Reader®) respeitando a formatação e template enviada aquando da aceitação de apresentação do trabalho, a saber:

• Orientação da página: horizontal;

• Dimensão: standard – apresentação do ecrã 4:3, largura 25,4 cm e altura 19,05 cm;

• Tamanho mínimo da letra: título – 24; conteúdo – 14;

• O fundo da apresentação deverá, obrigatoriamente, ser branca, permitindo a boa visualização do seu conteúdo.

5.4 O nome do ficheiro deverá ser o código enviado aquando da notificação de aceitação do trabalho.

5.5 A organização não se responsabiliza por qualquer desformatação do trabalho enviado (cfr. deadline de envio de trabalho a apresentar no ponto 3 do presente regulamento) que não utilize as fontes, o modelo e as prerrogativas indicadas em 5.3 ou que utilize grafismos animados. 

Os trabalhos finais (Apresentações em PowerPoint) devem ser enviados até ao dia 15 de março de 2020 para o e-mail: racs.lusofonia@gmail.com
Todos os resumos aceites para apresentação na 3.ª rRACS 2020 serão publicados num suplemento especial da revista RevSALUS – Revista Científica da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia.
Todos os autores terão ainda a possibilidade de submeter os artigos completos à RevSALUS os quais serão alvo de revisão científica pelos pares, no cumprimento do processo editorial da revista. As submissões completas devem ser enviadas para geral.revsalus@racslusofonia.org, com a menção expressa que o trabalho foi apresentado na 3.ª rRACS 2020.